- Release -Fotos-Clipping -


Jane Morais,  nasceu em família de músicos , pai e irmãos;
Aos seis anos de idade começou a cantar em programas infantis e também trabalhava como modelo em comerciais de televisão.
Aos 16 anos, iniciou sua carreira profissional como crooner e vocalista ao lado de  seus irmãos Sidney, Geraldo e Roberto, na Orquestra de Luis Arruda Paes e Orquestra de Osmar Milani.
Apresentou-se em seguida, já como cantora solista, durante um ano e meio no saudoso “João Sebastião Bar”,com o grupo de Ely Arcoverde , revezando com o grupo do compositor e cantor Johnny Alf  e depois na boate “Stardust”, ainda com o grupo de Ely Arcoverde  revezando com o grupo de  Hermeto Paschoal.
Neste mesmo tempo, gravou seu primeiro disco solo “Janinha”, com músicas de Walter Santos ( *Amanhã e Caminho) pela gravadora Farroupilha;
 Lançado fora do Brasil (2000) pela Malandro Records, (esta gravação poderá ser ouvida no álbum do Dj Internacional  “Nicola Conti’, gravação feita no ano 2000) .
Logo depois ,entrou  com seus irmãos  Sidney e Roberto  na formação do inesquecível  grupo  vocal  ‘Os 3 Morais.
Só para  ter uma ideia da importância deste trio, além de seus próprios discos, participaram das gravações e dos shows dos artistas: Baden Powell, Chico Buarque de Holanda, Eduardo Gudin,  Johnny Alf, entre outros;
Participaram de todos os festivais de música da época, lançando grandes nomes, como o de Eduardo Gudin, Tom Zé, Egberto Gismonti entre outros.

Jane Morais foi a primeira cantora convidada por Chico Buarque de Holanda, para cantar o seu lado  em seu 2º álbum, a musica “Noite dos Mascarados e também em um solo  a sua 1ª composição para o universo feminino: a música “Com Açúcar e com Afeto”, numa gravação que se tornou insuperável.
Teve participação ativa em comerciais, gravando jingles para grandes agencias alguns premiados com o CLIO  premio Mundial da Publicidade. Gravou também várias histórias infantis ( foi a Monica de Mauricio de Souza)
 Por ter formação jazzista, foi convidada para ser a primeira mulher a participar do Clube dos Amigos do Jazz de São Paulo “O Canja”. 
Ganhou  o  primeiro lugar no Festival Universitário de 1972, da televisão Tupi,canal 4 .

Voltou a gravar em carreira solo, pela gravadora Odeon, músicas de David Nasser , Antônio Carlos Jobim e Eduardo Gudin, com a produção de Fernando Faro.

Assinou contrato com a gravadora RCA, (1975) ,juntamente com o cantor Herondy, lançando a dupla “Jane & Herondy”, com sucesso extraordinário na mídia falada e escrita, em um repertório voltado para o comercial. 
Jane & Herondy foram durante este tempo, (1975/1980) recordistas  em vendagens de discos, com discos de ouro  e platina.
 Lançou juntamente com Herondy, um livro de auto-ajuda para casais “Assunto de família(nosso jeito de ser)”,escrito por Jane e ilustrado por Herondy.

Em 1991/93, JaneMorais ,voltou a  cantar   sozinha, retornando ao seu estilo Jazz e Bossa Nova , onde apresentou-se no “Ópera Room” e em teatros municipais do interior de São Paulo, com o Show “Jane Moraes lado A” com a participação do maestro e arranjador Adilson Godoy,  com a direção de Fernando Faro (programa “Ensaio” da TV Cultura) 
Em 1994 apresentou-se no Sesc Pompéia ,  projeto “Via Paulista” ao lado de Heraldo do Monte e Johnny Alf .

De 1994 a 2007, Jane Morais, liderou o projeto Clube da Bossa , que se especializou em trazer de volta a bossa nova, com releituras jazzísticas de músicas da época e divulgando músicas novas no estilo.   
Apresentou-se também no Sesc Ipiranga, ao lado de Johnny Alf , Paulinho Nogueira, Alaíde Costa, no projeto “Bossa Nova A Base é uma Só”.

Recentemente,  participou do vídeo,“ BOSSA NOVA , AQUI TEM  sobre a bossa nova paulista”, junto com Johnny Alf, Claudete Soares, Alaíde Costa ,Os 3 Morais, entre outros.  
Em 2006,  fez a produção e a direção do Cd de Jazz do designer de joias 'GUERREIRO' , com o grupo Bossa Brasillis.

Em 2008 retornou ao Grupo Vocal “ OS 3 MORAIS”, lançando o  Cd 'Bossa Nova, Uma Historia em 3 Vozes', em homenagem aos 50 anos da bossa nova .

Jane Morais em seus shows como solista , interpreta os compositores com quem trabalhou, adaptando também, músicas eruditas com arranjos modernos em scat’s (cantar sem letra) em ritmo de bossa nova, estilo que foi lançado por ela no Brasil.

Em 2018 – Jane Morais apresentou o show “Isto é Bossa Nova, isto é muito Natural”- em homenagem aos 60 anos da bossa nova, na Virada Cultural de São Paulo-Palco Bossa Nova - e em Casas de Cultura da SMC.

 Em 2019 – Jane Morais  apresentou  seu show “Choros e Canções” no Circuito Cultural da SMC.

 No momento Jane Morais, esta lançando em Espaços Culturais do Circuito Cultural de SP, seus  novos shows, agora com sutil conotação didática, onde conta as historias sobre os ritmos brasileiros –Chorinho / Bossa Nova/ Samba Canção.



FOTOS






  
   CLIPPING







Nenhum comentário:

Postar um comentário